quinta-feira, 6 de setembro de 2007

O Ninho de Pássaro


Os Jogos Olímpicos de Pequim são uma espécie de fogo-de-artifício do capitalismo chinês, mas o autoritarismo maoísta continua...
Os Jogos Olímpicos de 2008 têm a sua estreia prevista para o dia 8 de Agosto às 08h08m visto que para os chineses o número oito dá sorte.
A China é um país Estalinista ainda rendido às maravilhas do capitalismo. O "Império do Meio" manteve, porém, o autoritarismo da velha burocracia maoísta. Mas Pequim está a mudar, mudança esta que tem um custo de 30 mil milhões de euros, cerca de metade do que foi gasto em todas as organizações olímpicas desde os Jogos de Montreal, em 1976.
Só o Estádio Olímpico - conhecido por "O Ninho de Pássaro", porque se assemelha de facto a um ninho; projectado pelos arquitectos da empresa suíça Herzog & Meuron - atingiu os 300 milhões de euros e tem capacidade para 90 mil espectadores.
Os números são impressionantes. Esperam-se:
- 1,7 milhões de visitantes;
- 30 mil jornalistas;
- 80 mil polícias envolvidos nas operações;
- 70 mil voluntários;
- 6 novas linhas de metro;
- 1 terceiro terminal no aeroporto internacional;
- 24 quilómetros adicionais no sistema ferroviário.
Contudo, o avanço do betão e das infra-estruturas provoca dramas. Utilizando o habitual punho de ferro, os líderes chineses arrasaram vários bairros de Pequim, não indemnizando os moradores, e estão a asseptizar as ruas, procedendo ao internamento obrigatório dos toxicodependentes, sem qualquer forma de processo.
As contradições do crescimento capitalista são, porém, violentas: Pequim é uma cidade altamente poluída e especialistas ocidentais temem que não se possa correr a céu aberto.
Liu Qi - presidente do Comité Organizador, membro da direcção política e líder do Partido Comunista Chinês da capital - responde com desenvoltura:
"Nem que seja necessário adoptar medidas drásticas, como encerrar temporáriamente as indústrias."
Tudo será feito para preservar a boa imagem da China. Agosto costuma ser um mês chuvoso; os meteorologistas preparam-se para lançar fogetes para os céus, dispersando as nuvens por acção química.
A 24 de Agosto, último dia dos Jogos Olímpicos de 2008, saber-se-á se esta enorme acção de propaganda terá dado frutos.

by NS' / 84 - 18 a 24 de Agosto de 2007

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial