Rosa Maria de Bettencourt Rodrigues Lobato de Faria
«20-04-1932 / 02-02-2010»
Filha de um oficial da Marinha, Rosa Lobato de Faria cresceu entre Lisboa e Alpalhão, no Alentejo. Era viúva de Joaquim Figueiredo Magalhães, editor literário, desde 26 de Novembro de 2008.
Poetisa, romancista, argumentista, cronista e actriz de teatro, de cinema e de televisão, sendo igualmente autora de letras de canções e fados. Aos seis anos começou a escrever poesia. Letras de canções de sua autoria premiadas, por quatro vezes, em festivais da canção.
Tem, ainda, duas representações no Festival de OTI e no Festival das Sociedades de Autores de Salónica. Obteve também um prémio da "Grande Marcha Popular de Lisboa". Autora de duas telenovelas e de quatro séries para televisão. No teatro, elaborou uma adaptação da peça de Júlio Dantas, «A Severa».
Desenvolveu a sua actividade por diversas áreas da cultura, tendo colaborado, entre outras publicações, na Revista da Sociedade Portuguesa de Autores, no Mundo Feminino e na Máxima, onde veio a publicar um conto de Natal. Tem crónicas e contos dispersos por vários órgãos de comunicação social. Sem dúvida, teve uma vida preenchida de sucesso e que muita saudade deixa a todos nós.
Um último Adeus, e em sua homenagem deixo esta pequena e simbólica lembrança... by ninhas